web
analytics

Apartamento estúdio na Santa Cecília

on


Uma kitnet com ambientes bem setorizados que pode ser chamada de um apartamento estúdio, na Santa Cecília. O projeto deste pequeno apartamento de 28m² surgiu a partir de um outro projeto que realizei, que serviu de inspiração aos clientes para fazer este aqui.

Nova sala de jantar

A metragem é praticamente a mesma mas a distribuição em planta (o layout) desta aqui pode ser considerada “melhor” por ser mais estreita e comprida; desta forma esse apê já possuía uma cozinha completa (item raro em apartamentos deste tamanho) antes de iniciarmos a obra.

Planta da situação original

A confiança do cliente foi grande durante o processo de projeto e obra… e eu explico o por quê: É um prédio antigo em que não conseguimos obter um mapeamento das “infras” (aquelas plantas originais da construtora indicando por onde passam todas as instalações) e a solução foi então fazer uma “arqueologia construtiva” rsrs.

Demolimos as paredes antes de terminar o projeto executivo (o dito “projeto final”, que como o próprio nome diz… é “para execução”). Claro que algumas opções de estudos preliminares com as previsões entre o melhor e pior cenário que poderíamos encontrar já estavam na mesa.

Demolimos e não tivemos grandes surpresas, ufa!

Bom, a razão principal para tudo isso foi a intenção de fazer uma cozinha integrada com uma área de refeições, trazendo este apezinho para a contemporaneidade. Para que isso fosse possível invertemos o banheiro de posição, alongamos ele no sentido do comprimento do imóvel para que ele acomodasse também a máquina de lavar roupa, funcionando como área de serviço.

Aproveitamos a nova área “intermediária” que foi criada no apto para posicionar um escritório ou uma cama extra.

Por fim, o cômodo “principal” remanescente funciona como quarto mas também como sala. Esse espaço foi diminuído do original aproveitando as tecnologias (em marcenaria e ferragens) que permitem esconder a cama dentro do armário quando preciso. Ou seja; tudo lá foi revolucionado.

A marcenaria resolve toda a necessidade de armazenamento e de superfícies de trabalho (além de dar unidade visual). As mesas de jantar e do escritório também são retráteis permitindo um outro uso (ou apenas a liberação) do espaço elas que ocupam.

PROGRAMA

  • Abertura da cozinha pra sala;
  • Mudança do banheiro para o novo layout (acomodando área de serviço);
  • Reforma completa elétrica, hidráulica, revestimentos, forro, exaustão, iluminação;
  • Desenho da marcenaria com o melhor aproveitamento possível do espaço;
  • Gestão de todo o processo da aquisição à entrega das chaves.

Foi uma transformação bacana que apesar da metragem, exigiu um bom desenvolvimento e planejamento de cada detalhe das disciplinas envolvidas. A obra foi organizada resumidamente nas plantas de: Civil e demolição; Planta de piso e revestimentos; Forro e iluminação; Elétrica.

Dados do projeto

Apartamento estúdio na Santa Cecília

  • Local: Santa Cecília, São Paulo – SP
  • Área total do projeto: 28m²
  • Data: 2017/2018 (6 meses)
  • Projeto: Lanfer Arquitetura
  • Obra: Empreiteira Construreve
  • Acompanhamento e administração de obra: Lanfer Arquitetura

Precisa projetar e executar sua obra? Seja um apartamento, uma clínica, um imóvel histórico, uma casa na praia, um bar com pista de skate…. Traga seu desafio que desenvolveremos juntos.


Fabio Lanferhttp://www.lanfer.arq.br/
Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.
377FãsCurtir
345SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever