web
analytics

Uma kitnet versátil no centro de SP

on


Uma kitnet ou um imóvel pequeno precisa significar morar mal não é mesmo? Este projeto, e obra, foi a adaptação de um pequeno apartamento de apenas 28m² em um local confortável para: dormir, trabalhar, cozinhar, receber visitas e ter um tempo de lazer como seria possível em qualquer imóvel maior. Vejam como pensamos estas questões e o resultado.

Como já escrevi num texto sobre espaços pequenos e minimalismo, o que ocupa mais espaço num apartamento assim é a cama. Tanto que são comuns soluções criativas como subir a cama (tipo um beliche ou pequeno mezanino), camas articuladas (que usamos já em outro projeto) ou como nesta aqui: Uma cama deslizante.

Continuando sobre os mobiliários versáteis a mesa também pode ser recolhida como um quadro na parede. Aproveitamos que o layout permitiu usar a plataforma como banco de um lado dela e do outro os pufes como assentos. Ah, o sofá da sala vira uma cama de visitas, claro.

A cozinha é completa, com poucas concessões quanto ao espaço diminuto. A geladeira tem freezer, o forno é multiuso (microondas e forno no mesmo aparelho), cooktop, depurador, pia de inox e até espaço para uma lava-louças.

O local da cozinha era um armário embutido originalmente. E o local da cozinha original (da largura de uma porta, rs) foi transformado num escritório e armário de apoio.

O banheiro era a exceção, com uma metragem e tinha até banheira. Aproveitamos o espaço para colocar um box e uma máquina lava-seca roupas. Agora ele também é área de serviço. Abaixo fotos do apartamento antes da reforma.

Dados do Projeto

  • Local: Santa Cecília, São Paulo – SP
  • Área total do projeto: 28m²
  • Data: 2016 (projeto) – 17(obra)
  • Projeto e Obra: Lanfer Arquitetura

Fabio Lanferhttp://www.lanfer.arq.br/
Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.
375FãsCurtir
345SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever