A praça das Artes é um projeto incrível e esta postagem será sobre ele.
Porém, antes disso, deixem-me explicar rapidamente sobre a frequência de postagens e os respectivos assuntos. Não pretendo encerrar cada assunto ou projeto aqui citado, mas sim apresentar o máximo de informações a partir de um ponto de vista ou da oportunidade no momento vivenciado. Portanto, apesar de pouco frequente, cada postagem colabora na formação de um repertório, revelam interesses e uma visão de mundo. Considero este repertório da maior importância, seja pela relação direta com meus projetos, pelo percurso profissional, seja pela identificação de colegas e possíveis clientes (Aos seguidores do facebook idem..; não se trata de uma página replicadora de conteúdo, mas sim do interesse em arquitetura a partir de um ponto focal).
Seguindo de volta sobre a obra…
De autoria de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci (do Brasil Arquitetura) juntamente com Marcos Cartum, é uma obra recente e já premiada da arquitetura brasileira.
Tem uma inserção urbana marcante. Ao mesmo tempo em que contrasta com todas as edificações do entorno, o projeto costura o tecido urbano e abre generosos espaços para a cidade conectando os térreos das ruas adjacentes.
Não é um projeto simples, solucionado a partir de condicionantes diversas e uma junção de terrenos de distintos formatos e posições.
Além do programa dedicado às artes de música e dança, leva em consideração uma situação existente a partir das características físico-espaciais mas também de ocupação.
O edifício tombado existente foi preservado, embora o antigo conservatório dramático musical tenha sido despejado por dívidas com a prefeitura. Esta é a parte triste da história, porém ao menos o uso para fins musicais foi mantido.
Segundo ouvi de um professor arquiteto esta a origem do prédio possui uma coincidência bacana: o local seria um antigo hotel onde seu dono também ensaiava e vendia sua coleção de pianos.. hobby que mais tarde passou a ser a função principal no local – porém esta bela história carece de confirmação. 😉
O Anexo atrás do antigo prédio era existente e foi reconstruído por razões estruturais. Hoje esta torre vermelha serve de articulação (com circulação, administração e serviços) para os prédios do conjunto.

Local: Av. São João, 281 – Centro, SP – Google Maps
Tel: (11) 3397 0327
Autores: Brasil Arquitetura
Outras referências: Wikipedia / Galeria da Arquitetura