web
analytics

Reforma do sobrado tombado no Bixiga

on


Um imóvel antigo muitas vezes pode ficar desatualizado. Seja por questões de segurança (na parte elétrica por exemplo) ou por possuir sistemas e partes já deterioradas e que precisam de troca / manutenção (hidráulica de ferro, esgoto em manilhas e forros em estuque, etc). Quem sabe o imóvel possa precisar ainda de algumas intervenções por novas exigências do modo de vida dos usuários. A reforma do sobrado tombado no Bixiga foi uma atualização que não alterou o layout interno original, mas trouxe esta casinha para a contemporaneidade com respeito a sua história.

Programa de intervenções:

  1. Adequação Elétrica: Novo padrão de entrada de energia, novo quadro de distribuição, novos pontos de tomadas, adequação da iluminação.
  2. Hidráulica: Adequações na alimentação dos pontos de água e do esgoto [reforma(s) anterior(es) precária(s)].
  3. Paredes: Novo reboco e pintura onde parede estava oca ou já desplacada. Tratamento dos tijolos aparentes em uma parede por cômodo (nas áreas social e íntima); execução de um barrado com novo reboco, pintura e pontos elétricos embutidos nestas paredes.
  4. Revestimentos cerâmicos branco e simples nas paredes da cozinha e banheiro.
  5. Pisos: Recuperação dos pisos de madeira existentes. Novos pisos em ladrilhos hidráulicos nas áreas molhadas (conversa e/ou contraste estético com o piso original encontrado sob a escada).
  6. Marcenaria: Recuperação das esquadrias originais, novas esquadrias nos fundos (já não originais e sem vestígios das mesmas). Armários novos simples na cozinha e banheiro (não mostrados nas fotos).
Cozinha antes da reforma
Piso da cozinha reformado
Quintal antes
Quintal depois
Quarto original
Parede de destaque no quarto reformado
Quarto reformado

Dados do projeto:

Na seção “Na mídia” aqui do site há uma postagem sobre a publicação desta reforma do sobrado tombado no Bixiga no portal “São Paulo Antiga” juntamente com uma pequena entrevista sobre a obra.

  • Local: Bela Vista, São Paulo – SP
  • Área de projeto e obra: 80m² ( Terreno e área construída; coef. aproveitamento 1)
  • Tombamento – NP3 (fachadas) pelo Conpresp
  • Projeto: Lanfer Arquitetura
  • Obra: Empreitada particular / Acompanhamento por Lanfer.Arq
  • Equipe: 2 pedreiros, 1 marceneiro, 1 restaurador de piso, 1 empresa de policarbonato, 2 pintores.
  • Tempo de Obra: 8 meses
  • Data: 2012/2013

Fabio Lanferhttp://www.lanfer.arq.br/
Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.

7 COMENTÁRIOS

  1. Fábio me lembrou muito os projetos da Tricia Guild usando muitas cores dentro de casa. Ficou Lindo. Parabéns!.

    • Um elogio e tanto, ela domina as cores! O ladrilho hidráulico é muito versátil… Inclusive o sistema “patchwork” tem sido copiado por indústrias de azulejo. Beijo Iara!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.
378FãsCurtir
345SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever