Museu de Arte Contemporânea (MAC Niterói) – Arq. Oscar Niemeyer


Muito da qualidade na arquitetura está no poder de síntese, uma aparente simplicidade que evoca a sensação de que o objeto construído sempre pertenceu à aquele lugar. Esta obra é um bom exemplo disso. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um projeto espetacular, mas que mesmo com sua forma impressionante e ousada, com grande impacto visual e na paisagem, ainda parece respeitar o lugar.

Se o local possuía uma impressionante vista de 360º, Niemeyer incorpora esta à janela “infinita” que contorna o prédio. Se o terreno se relacionava aberto ao horizonte, Niemeyer suspende a edificação em um único ponto de apoio liberando uma praça aberta à ele.

É um dos projetos mais representativos de  Oscar Niemeyer e da arquitetura brasileira, também reconhecida mundialmente. Não é minha intenção aqui escrever sobre todas as obras do arquiteto, que faleceu em 2012 aos 104 anos, com intensa atuação durante sua longa trajetória profissional. Porém, este é um dos ícones que sempre me chamou atenção, sempre quis visitar e, por que não, escrever sobre.

Dentre outras obras facilmente encontradas em livros e na internet, fiz também uma postagem sobre o “Museu do Olho”, outra obra impressionante do arquiteto em Curitiba.

LEIA MAIS:  Museu Oscar Niemeyer – Curitiba

Abaixo do peculiar volume da edificação, há um espelho d’água que se relaciona com o mar logo à sua frente (numa época em que em se falava em piscina com borda infinita).  Na espetacular vista do térreo, identifica-se o skyline da praia de Icaraí em Niterói, as montanhas, o mar, e também a cidade do Rio de Janeiro um pouco mais distante ao sul.

De uma escada circular à partir da praça (mostrada na penúltima imagem) você chega ao subsolo, onde há um bistrô, que surpreende por ser “escondido” da entrada, mas que também é emoldurado pela vista espetacular, com janelas que percorrem toda a extensão das mesas.

É um projeto simples, que também pode ser chamado de “puro” por seu volume único. As rampas  características de Niemeyer, fazem com que o percurso de acesso ao museu se torne uma grande contemplação. A obra passa a ser um detalhe que realça ainda mais a beleza natural, ou então a natureza atua como melhor pano de fundo para um projeto impressionante.

A seguir  imagens da janela 360º do edifício. Embora sejam parecidas elas são peculiares na vista do entorno e não pude escolher uma mais bonita.

O arquiteto descreve seu próprio projeto como uma flor; que brota do chão abrindo-se para o espaço. Outros o descrevem como uma nave espacial que pousou no morro de Niterói. Um amigo engenheiro (que está em uma das fotos) o descreveu como uma taça de sorvete. Se tiver outra interpretação comente-a (ou visite o lugar para encontrar a sua)!

Local: Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ / CEP: 24210-39

Funcionamento: Espaço Expositivo: Terça a domingo das 10h às 18h. Pátio externo: segunda a domingo das 9h às 18h (Aos sábados e domingos durante o horário de Verão, o MAC de Niterói funcionará excepcionalmente até as 19h). A bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes. * Confirmem por telefone!

Tel: (21) 2620-2400 / Fax (21) 2620-2481


Escrito por
More from Fabio Lanfer

13 – Reboco, pontos de elétrica, quadro de luz, portas e janelas

Esta é a 13º postagem da série: Acompanhamento de Obra – Residência...
Leia mais

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *