Como financiar um imóvel em 10 passos


Se você tem a intenção de adquirir um imóvel, não importa o salário que você ganhe, deverá analisar muito bem suas reservas e/ou sua renda e procurar por imóveis compatíveis. Isto nem sempre é fácil, principalmente para os menos abastados. Os preços variam muito e o ideal é procurar bastante.

A opção de financiar um imóvel é interessante quando você precisa de um lugar para morar, e já tem um valor inicial para dar de entrada, pagando parcelas compatíveis por exemplo com o valor de um aluguel.
Como saber se terei o suficiente? Quais as etapas para financiar o imóvel? Se planeje e siga estas dicas:

Primeiro passo:  A primeira coisa é fazer uma simulação de financiamento
No link acima da caixa econômica federal, você fazer simulações on-line. (obs: acredito que atualmente é a melhor opção de financiamento pelo valor dos juros em comparação com os outros bancos. Possui incentivo do governo federal. Consulte sempre pelos juros efetivos totais).

Segundo passo:  Sabendo aproximadamente o valor do imóvel que se pode comprar, procure e escolha o seu imóvel. É a etapa mais importante e difícil (exceto claro a real decisão de compra).

Caso tenha dificuldade em escolher seu imóvel procure outras opiniões, e tenha bastante paciência. 

Terceiro passo: Legal, encontrei um imóvel com valor que posso pagar.
Hora de fazer as contas pra valer! Você deve percebido que os bancos permitem fazer financiamento com parcelas que comprometem até 30% de sua renda  (Se vai adquirir imóvel em conjunto, soma-se a renda dos envolvidos).

Mais informações relevantes: Para imóveis de baixa renda existem os benefícios do “minha casa minha vida” (embora se você mora numa grande cidade como São Paulo, infelizmente é bastante difícil conseguir um imóvel no valor deste programa).

Se utilizou imobiliária ou corretor, eles cobrarão uma taxa de aproximadamente 6% do valor do imóvel. As vezes mais barato, negocie.
Deixe também um dinheiro reservado para o ITBI (que é de até 2% do valor do imóvel). O valor pode ser calculado no site da prefeitura de sua cidade. Para SP é neste link.
Não se esqueça de prever os demais gastos com mobiliário, eventuais reparos no imóvel e até para o carreto da mudança. Se for o caso financie um valor maior para não se enforcar nas contas.
Alguns vão preferir construir ao invés de comprar imóvel pronto. Existem opções de financiamento de materiais de contrução, procure seu banco e contrate um arquiteto!
 


Quarto passo: Tudo certo! o valor vai dar, e deixei reservas para todas as necessidades futuras. Hora de negociar os valores finais, prazos e as formas de pagamento!

Esta negociação pode ser feita em forma de rascunho de contrato, mande sua proposta escrita nele. O proprietário irá sugerir a versão dele e então negocia-se.
Não esqueça de incluir os prazos e as multas para atraso para os dois lados. Quer um modelo de contrato? Veja aqui, ou aqui.  *Atenção: estes são apenas modelos encontrados na internet, estude bem, procure outros e adapte para sua situação específica.

Quinto passo: Assinatura do contrato de compra e venda! Esta etapa é a confirmação da intenção de compra e venda! Parabéns você está comprando (ou vendendo) seu imóvel!
Neste contrato deverá estar estipulada uma data para que os proprietários entreguem a documentação deles e do imóvel. Enquanto isso você prepara a sua, que é mais simples do que para quem vende. Atenção aos prazos de validade dos documentos!
foto do site saudemedicol.com.br

Sexto passo: Com a documentação toda em mãos dê entrada no financiamento com o banco.

Sétimo passo: O banco analisa, e caso seja aprovado chama os proprietários/adquirentes para a assinatura do contrato de financiamento bancário.
Neste momento o imóvel passa a ser de posse do banco.

Oitavo passo: Com o contrato de financiamento e a matrícula do imóvel, dê entrada para obter a escritura definitiva do imóvel no seu nome. Este processo pode demorar até 30 dias, mas usualmente leva 10.

Nono passo: A escritura saiu! Agora leve-a até o banco, para que ocorra a liberação do dinheiro financiado na conta do vendedor, isto ocorre em 72 horas.

Décimo passo: Quando cair o dinheiro na conta do vendedor, pegue as chaves! 
Parabéns e boa mudança! 

Tem alguma dica ou experiência? Compartilhe!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *