web
analytics

Projeto de um Banco de Jardim

on


O banco de madeira é um item de destaque no projeto da casa e ainda não tinha sido descrito aqui (o acompanhamento da obra toda aqui). As razões para seu destaque são várias:
Primeiro por que fica num local privilegiado; com vista para a piscina e para o jardim, e fica posicionado entre dois deliciosos coqueiros.
Segundo porque é feito com madeira da antiga estrutura demolida na reforma (a maioria dos caibros e vigas foram utilizadas no telhado novo, e a sobra virou este móvel!).
Terceiro e último porque o proprietário gosta muito de carpintaria, então ele mesmo executou o banco a partir de um projeto meu!

A estrutura do banco nas duas peças de apoio é formada por um “h”, composto de 3 peças, como mostra o desenho acima. Ele é feito com o encaixe de vigas de 15cm de largura por 6cm de espessura.
O assento é composto por duas vigas de 24cm de altura (e 5,5cm de espessura) deitadas. Elas tem um comprimento de 2,15m (que define a largura do banco, onde cabem 4 pessoas sentadas tranquilamente).
O encosto foi feito com sobras de tabeira, em duas peças com o mesmo comprimento do assento (2,15m).
Os encaixes da base (h) são aparafusados. Utilizamos entalhes quadrados que travam as porcas no lugar, e furos que atravessam as duas peças juntas e transpassam o entalhe, onde podemos então travar os parafusos.

O ângulo entre o encosto e o assento deve ser mais de 90°, de acordo com a posição de conforto desejada, uns 105° está de bom tamanho. Já o assento também um pouco inclinado dá mais conforto, e faz com que a água não fique parada sobre a madeira, já que o banco foi feito para área externa. A parte mais alta fica a 45cm do piso e a parte mais baixa uns 40cm.

O resultado é este que vocês podem ver aqui, e tudo foi feito com ferramentas simples.
Estas fotos foram do final da montagem ainda sem a pintura.
Gostaram?


Fabio Lanferhttp://www.lanfer.arq.br/
Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.

12 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde Fabio,

    Fiquei com algumas dúvidas sobre o projeto:

    Qual o comprimento em cm dos pés traseiros onde vão os encostos? 91 cm…???? confirma

    Qual o comprimento em cm dos encaixes onde vão os pés da frente e de trás?

    Muito agradecido!!!

    • Anderson, na verdade dá um pouco mais se medirmos na face inclinada maior. Considere 95cm. Atenção para o ângulo entre o assento e encosto: no desenho está praticamente reto mas na montagem deve ter 95° ou 100° para maior conforto. Os enceixes fiz até a metade da peça, aproximadamente 7,5cm (usei vigas de 15cm).
      Depois me conte como ficou!
      Abraços!

  2. Boa tarde…

    1 – Vendo o desenho, noto que você esqueceu de colocar o comprimento da peça que encaixa ligando a peça de +/- 95 cm (pé traseiro) à de 40 cm (pé dianteiro) para formar o “h”.

    2 – Como você diz que usou ferramentas simples, qual ferramenta faz o encaixe, particularmente, da peça de +/- 95 cm?

    3 – “Os encaixes da base são aparafusados, utilizando entalhes quadrados que travam a porca no lugar, e furos que atravessam a peça que se pretende fixar e o próprio entalhe, onde são travados os parafusos.” Desculpe-me, mas o que são entalhes quadrados?

    O banco ficou belíssimo, abraços… É isso aí!!!!!!

    • Olá Eduardo. Obrigado pelo comentário.
      Primeiramente, este projeto de banco foi algo despretensioso.. para usar madeiras do telhado demolido. Mas acabou ficando bacana e resolvi postar sobre ele.
      As medidas foram de referência, mas com alguns ajustes na execução conforme o material disponível e facilidade de cortes/encaixes.
      Monte os dois “h” no chão e depois fixe assento e encosto.
      Use serra tico tico (ou serra manual até..) para fazer cortes nas duas peças verticais do h (chamemos estas de “pilares”), onde se apoiam a peça horizontal (chamemos de “viga” *aquela que você perguntou a medida.. aproximadamente 40cm).
      Com um formão faça um entalhe (buraco de formato quadrado) em cada extremidade da viga , onde será encaixada uma porca de mesmo formato.
      Usando uma furadeira faça um furo atravessando os pilares, e alinhados ao eixo da viga, e atravessando o entalhe.
      Pronto é só aparafusar com parafusos longos!
      Boa sorte!

  3. Sou muito curiosa e gosto muito dessas coisas, vou tentar fazer, parabéns pelo banco e pela solidariedade em dividi-lo, seu projeto vai facilitar muito,obrigada, AMEI!

  4. Belo trabalho, gostei demais, vou tentar fazer um. Parabéns por compartilhar conosco. Pena que algumas imagens não consegui ver.

      • Lá estou eu procurando projetos de banco de jardim no google e caio aqui novamente, kkk, obrigado por consertar as imagens, agora eu as vejo. Ainda não tentei fazer este lindo banco, mas futuramente tentarei. Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.
377FãsCurtir
345SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever