Projeto de um Banco de Jardim



O banco de madeira é um item de destaque na obra da casa e ainda não tinha sido descrito aqui (o acompanhamento da onra toda aqui). As razões para seu destaque são várias:
Primeiro por que fica num local privilegiado; com vista para a piscina e para o jardim, e fica posicionado entre dois deliciosos coqueiros.
Segundo porque é feito com madeira da antiga estrutura demolida na reforma (a maioria dos caibros e vigas foram utilizadas no telhado novo, e a sobra virou este móvel!).
Terceiro e último porque o proprietário gosta muito de carpintaria, então ele mesmo executou o banco a partir de um projeto meu!

A estrutura das duas laterais de apoio é composta por 3 peças formando um “h”, como mostra o desenho acima. Ele é feito com o encaixe de vigas de 15cm de largura por 6cm de espessura.
O assento é composto por duas vigas de 24cm de altura (e 5,5cm de espessura) com comprimento de 2,15m (que define o tamanho do banco, onde cabem 4 pessoas sentadas tranquilamente).
O encosto foi feito com sobras de tabeira, em duas peças com o mesmo comprimento do assento (2,15m).
Os encaixes da base são aparafusados, utilizando entalhes quadrados que travam a porca no lugar, e furos que atravessam a peça que se pretende fixar e o próprio entalhe, onde são travados os parafusos.


A posição um pouco inclinada (aproximadamente uns 15°) dá mais conforto, e faz com que a água não fique parada sobre a madeira, já que foi feito para área externa. O ângulo entre o encosto e o assento é de um pouco mais de 90°, e o assento fica à 45cm do piso na parte mais alta, e 40 na parte mais baixa.

O resultado é este que vocês podem ver aqui, e tudo foi feito com ferramentas simples.
Estas fotos foram do final da montagem ainda sem a pintura.
Gostaram?


Escrito por
More from Fabio Lanfer

15 – Revestimentos cerâmicos

Esta é a terceira postagem sobre acabamentos da série da obra: Acompanhamento...
Leia mais

7 comentários

  • Boa Tarde Fabio,

    Fiquei com algumas dúvidas sobre o projeto:

    Qual o comprimento em cm dos pés traseiros onde vão os encostos? 91 cm…???? confirma

    Qual o comprimento em cm dos encaixes onde vão os pés da frente e de trás?

    Muito agradecido!!!

    • Anderson, na verdade dá um pouco mais se medirmos na face inclinada maior. Considere 95cm. Atenção para o ângulo entre o assento e encosto: no desenho está praticamente reto mas na montagem deve ter 95° ou 100° para maior conforto. Os enceixes fiz até a metade da peça, aproximadamente 7,5cm (usei vigas de 15cm).
      Depois me conte como ficou!
      Abraços!

  • Boa tarde…

    1 – Vendo o desenho, noto que você esqueceu de colocar o comprimento da peça que encaixa ligando a peça de +/- 95 cm (pé traseiro) à de 40 cm (pé dianteiro) para formar o “h”.

    2 – Como você diz que usou ferramentas simples, qual ferramenta faz o encaixe, particularmente, da peça de +/- 95 cm?

    3 – “Os encaixes da base são aparafusados, utilizando entalhes quadrados que travam a porca no lugar, e furos que atravessam a peça que se pretende fixar e o próprio entalhe, onde são travados os parafusos.” Desculpe-me, mas o que são entalhes quadrados?

    O banco ficou belíssimo, abraços… É isso aí!!!!!!

    • Olá Eduardo. Obrigado pelo comentário.
      Primeiramente, este projeto de banco foi algo despretensioso.. para usar madeiras do telhado demolido. Mas acabou ficando bacana e resolvi postar sobre ele.
      As medidas foram de referência, mas com alguns ajustes na execução conforme o material disponível e facilidade de cortes/encaixes.
      Monte os dois “h” no chão e depois fixe assento e encosto.
      Use serra tico tico (ou serra manual até..) para fazer cortes nas duas peças verticais do h (chamemos estas de “pilares”), onde se apoiam a peça horizontal (chamemos de “viga” *aquela que você perguntou a medida.. aproximadamente 40cm).
      Com um formão faça um entalhe (buraco de formato quadrado) em cada extremidade da viga , onde será encaixada uma porca de mesmo formato.
      Usando uma furadeira faça um furo atravessando os pilares, e alinhados ao eixo da viga, e atravessando o entalhe.
      Pronto é só aparafusar com parafusos longos!
      Boa sorte!

  • Sou muito curiosa e gosto muito dessas coisas, vou tentar fazer, parabéns pelo banco e pela solidariedade em dividi-lo, seu projeto vai facilitar muito,obrigada, AMEI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *