Sobre Concursos de Arquitetura


Acredito que concursos de arquitetura são uma ótima forma (na minha opinião) para agregar qualidade aos espaços que serão construídos, tanto as cidades como os edifícios nela inseridos.
Porém, este é um tema polêmico. Infelizmente não temos uma cultura forte de incentivo a concursos, e são poucos aqueles que chegam ao conhecimento do público geral, dos cidadãos comuns. Então o verdadeiro propósito, de discussão, participação popular muitas vezes acaba se deturpando.
Tenho colegas que desde a faculdade frequentemente participam de concursos, inclusive tendo alguns vencendo um ou outro concurso importante. Fico extremamtente feliz quando vejo estes resultados, e a repercursão entre os amigos/conhecidos de turma.
A parte ruim desta história hoje é que para se participar de um concurso, além de ter uma equipe bem formada ( difícil num mercado cada vez mais individualista), o trabalho é extenso e muitas vezes sem nenhum retorno financeiro direto, mas apenas o fato de constar no currículo ter participado de tal premiação. Ou seja, escritórios investem apenas pelo “renome”.
Não tive até hoje nenhuma experiência em concurso, não por me julgar incapacitado para tal, mas por estar nestes dois anos de atividades profissionais pós faculdade inserido em trabalhos contínuos (como empregado e como autônomo), os quais estão aqui descritos no blog.
Mesmo com tudo isto, acredito ser de suma importância para qualquer profissional participar de concursos. Eles promovem o debate, diferentes pontos de vista e propostas, que não seriam realizados sem a sua presença. É como se crítica da arquitetura tomasse forma de projeto, dizendo por que não fazer desta forma ao invés daquela? E pode-se ter noção da aceitação do público relacionado a aspectos próprios. Trata-se de uma forma mais participativa na decisão político-arquitetônica de definir novos empreendimentos nas cidades.
Visto meu voto a favor de tal atividade, vamos ver alguns exemplos de concursos que estão acontecendo ou que já aconteceram e que considero importantes referências no assunto:

Concurso Parque Olímpico Rio 2016 – Ainda não iniciou o período de inscrições.
Infelizmente temo que o projeto siga para o mesmo rumo que o já realizado Concurso Porto Olímpico Rio 2016 , que continua sem divulgação dos resultados (como mostrado nos informes contidos no próprio link).

Concurso de Arquitectura Centro Matucana – Museo de La Memoria, Santiago – Chile 2007
Projeto vencedor e construído
2° Menção Honrosa

Este é um dos primeiros e mais importantes concursos vencidos pela equipe do Estúdio América, que passou a levar muitos dos prêmios aos quais concorre.

Há um link na barra direita do meu blog que é o http://concursosdeprojeto.org/, lá você encontra de tudo, o conteúdo é de qualidade e sempre atualizado.


Escrito por
More from Fabio Lanfer

06 – Alvenaria, contrapiso, estrutura – Garagem e oficina

Esta é a ultima postagem das alvenarias (que apareceu nos posts 04,...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *