Esta é muito mais do que uma praça. É denominada “Espaço Aberto da Sustentabilidade” e se trata da revitalização de uma área urbana degradada; um terreno que entre 1949 e 1989 funcionou como o incinerador de Pinheiros em São Paulo (conhecido como sumidouro), além de depósito e centro de processamento de resíduos domiciliares e hospitalares. Após a desativação do mesmo, a área passou a ser utilizada por cooperativas de reciclagem até o final de 2006.


Em 2001 começaram os estudos, a partir da oferta da prefeitura em ceder o terreno para o Grupo Abril implantar uma praça. Estes estudos apontaram a presença de diversas substâncias tóxicas: dioxinas, furanos e metais pesados (como chumbo, alumínio, zinco, entre outros).


A contaminação do solo estava acima dos níveis aceitáveis, o que levou a equipe à uma busca junto aos órgãos públicos responsáveis (Cetesb, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e GTZ) pela solução hoje apresentada. Hoje o local não oferece qualquer tipo de risco aos visitantes.


A obra foi gerenciada pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, o Itaú, a Even Construtora, a Petrobrás e a comunidade. Trata-se de uma jóia arquitetônica em São Paulo tanto pelo tema e pela resolução; uma iniciativa pioneira no brasil. O projeto é das arquitetas Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch em parceria com a engenheira Heloísa Maringoni.


Com a necessidade de isolar o passeio do contato com o solo contaminado, criou-se um deck que ora é passarela, ora é espaço de contemplação. O mesmo deck vira parapeito e cobertura criando uma sensação de integração, além de um efeito visual impressionante.
Esta é uma resposta ao fato de não haver meios viáveis para a remoção total dos resíduos. As substâncias presentes no solo são dissipadas lentamente pela natureza ao longo dos séculos.


O edifício do incinerador é hoje um museu da sustentabilidade. Conta a história do próprio edifício e do lixo em são paulo. São lições sobre revitalização de áreas degradadas, sobre o saneamento urbano, sobre alternativas em combustíveis e geração de energia estão inclusas neste equipamento urbano. A própria praça serve de exemplo, possui reutilização de água da chuva, madeira certificada e iluminação eficiente com LEDs.


Com certeza um belo exemplo para a cidade ao abrir o espaço para visitação e discussão do tema que versa sobre a própria cidade suas infraestruturas e transformação. Uma verdadeira aula prática de urbanismo…. Boa visita!
Local: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05428-010
Tel.: (11)3031-3689
Funcionamento: diariamente, das 6h30 às 19h
Site: http://pracavictorcivita.abril.com.br