web
analytics

14 – Tijolo a vista na garagem e na edícula

on


Dividi os acabamentos em três postagens na série da obra. Essa aqui é a 14- Tijolo a vista na garagem e na edícula. As outras duas são referentes aos: “Revestimento bruto”, interno no post anterior, e interno “fino” ou revestimentos cerâmicos no próximo post.

ACOMPANHE A SÉRIE: OBRA RESIDÊNCIA NO LITORAL NORTE DE SP

Na postagem anterior citei internamente o reboco das paredes e a colocação de esquadrias. Para o tijolos externamente ficarem bem apoiados acima delas é feita uma extensão da verga em concreto armado. Depois neste encontro dos materiais é feita uma faixa de cimento para o acabamento.

O tijolo à vista é um serviço que requer habilidade e paciência. Consome bastante material e tempo. O profissional contratado deve ser muito bom para que o serviço não fique com problemas aparentes (depois do serviço finalizado seriam muito difíceis de corrigir). Tivemos sorte. Nosso mestre de obras era polivalente; além de carpinteiro, azulejista, telhadista, e eletricista, também fez tijolo à vista impecavelmente.

É possível utilizar o tijolo maciço para fazer a parede inteira (a casa original na foto abaixo é assim), porém, para maior conforto térmico utilizamos o tijolo furado “baiano” revestido com os maciços à vista cortados em meios tijolos para maior rendimento. Esta parede “dupla” juntamente com o sistema de ventilação natural pensado para o projeto (que suga o ar quente do ambiente pela brisa marinha) foi o que garantiu a qualidade da edícula para um dormitório.

Com a obra já na fase de acabamentos, o muro que dividia as propriedades foi finalmente derrubado. Abaixo, na parte frontal da casa: o muro (futuro canil), as rampas para carro e para pedestre, o batente do portão e o tiljolo à vista.

Para finalizar o acabamento externo: reboco atrás da parede de divisa, já no lado do vizinho (de fundos). Ele foi executado no mesmo sentido em que se retirou o andaime minimizando os transtornos.

Postagem número 15 sobre revestimentos cerâmicos aqui!

Continue acompanhando as próximas etapas!


Fabio Lanferhttp://www.lanfer.arq.br/
Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Arquiteto e Urbanista pelo Mackenzie (2008). Está sempre em busca de formas inovadoras e tecnologias mais sustentáveis para criar os seus projetos.
375FãsCurtir
345SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever