Após os novos cômodos da casa estarem cobertos, a obra seguiu para a área de lazer (que faz a ligação entre o novo e o existente). Com isto chegamos à décima postagem da série:
ACOMPANHE A SÉRIE: OBRA RESIDÊNCIA NO LITORAL NORTE DE SP
A sequência de fotos apresentadas aqui resumem bem como foi esta etapa. O telhado acima foi desmontado. O muro de divisa de fundos rebocado, os pilares foram construídos e somente então as vigas para a cobertura foram apoiadas.
Os pilares junto ao muro foram feitos com armadura triangular. Uma solução engenhosa que rendeu uma boa distribuição das ferragens (duas barras onde o muro é tracionado e, uma barra – atuando junto com a alvenaria -onde trabalham à compressão) e suficiente recobrimento de concreto.
Para executar estes pilares, faz-se uma alvenaria de 50cm de altura com tijolos maciços (cuidadosamente cortados e assentados) e depois concreta-se dentro, e então, tudo denovo sucessivamente. Tudo bem amarrado; alvenarias de tijolos furados, pilares com tijolos maciços, ferragens e também as vigas de madeira (vide segunda foto abaixo).
obs: Note também a emenda do pilar novo com a parede existente; uma arte!


O piso desta área toda foi retirado guardado para alguma eventualidade (tem muito do mesmo piso no resto da casa, sendo que é bem antigo). No lugar dele virá o porcelanato que cobrirá toda a parte nova da obra. *Obs: Viram um buraco no meio do pilar (atrás da churrasqueira na foto acima)? Ele esta lá esperando a viga (ou o “banzo inferior”) da tesoura, que será montada quando os outros pilares chegaram na altura certa!


A viga ficou totalmente ancorada quando foi concretada a última secção do pilar. As linhas puxadas (usando pregos e ripas) auxiliam na execução do tijolo à vista, e foram usadas por toda a obra.


Mais um detalhe dos pilares, viga de madeira e parede existente.
Próxima etapa: Conclusão da cobertura – post número 11: aqui.
Acompanhe! E se quiser ver a obra pronta, clique aqui. Alguma dúvida? Comente!