09 – Coberturas – estrutura de madeira e telha cerâmica portuguesa


A cobertura da obra é uma etapa razoavelmente rápida. Depois de todo o serviço de fundações, alvenaria, estrutura e lajes “de repente” a construção está debaixo de um telhado.

Embora a estrutura seja um pouco mais demorada, o telhamento todo é colocado em um dia! Claro que depois vem todos os acertos, arremates, cumeeira, tabeiras, rufos…

Destas duas fotos (acima e abaixo) eu gosto bastante. Revelam o bom mestre de obras que é o Sr. Antero! As madeiras pintadas são as que foram reutilizadas do telhado desmontado da área de lazer. 

Os encaixes foram bem executados e os apoios das treliças estão nas bordas, transferindo as cargas para as vigas e os pilares, sem sobrecarga na laje.

Acima, vista dos dois blocos praticamente cobertos. Abaixo, o corredor da edícula. Em primeiro plano a janela do lavabo e o acesso à caixa d’água logo acima. Ao fundo a porta e janela superior da suíte. Depois foram colocados umas telhas de vidro para garantir iluminação natural.

A finalização da cobertura aconteceu junto com o início da colocação das esquadrias, que serão tratadas nas postagens de acabamento.

E isso aí, construções cobertas! Merece um churrasco?

Próximo post número 10, sobre os pilares de tijolo à vista 

Para lembrar; obra pronta no meu portifolio.
Dúvidas ou críticas comentem!

 


Escrito por
More from Fabio Lanfer

09 – Coberturas – estrutura de madeira e telha cerâmica portuguesa

A cobertura da obra é uma etapa razoavelmente rápida. Depois de todo o...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *