07 – Execução da Laje Pré – Vigotas treliçadas pré-fabricadas


A laje pré-fabricada é hoje (juntamente com as alvenarias de tijolos furados – ou baianos), o sistema de construção mais utilizado no brasil. Seu custo benefício é ótimo, e tanto os avanço tecnológicos (substituição dos enchimentos por isopor, laje painel que não necessita revestimento por baixo, etc) como a demanda de mercado indicam que eles estão para ficar.

Aqui nesta obra foi usada a treliçada convencional. Quando a alvenaria e a estrutura chegaram à altura certa (deixamos um pé direito confortável de 2,80m), a laje pré foi montada em cima dos blocos canaleta de borda. Ferragens de espera nestas vigas de borda se solidarizariam à laje numa concretagem única.

O vão é de 4m, e a laje foi montada no sentido da estrutura mais resistente (nas paredes laterais haviam mais pilares e as alvenarias são mais maciças, sem aberturas).
Foram colocados pontaletes e tábuas como escoras a cada 1m (as madeiras foram reutilizadas ao máximo, sejam como gabarito, andaime, escora e caixaria).

Antes da concretagem deve-se passar os conduítes para as instalações elétricas e canos para as instalações hidráulicas, assim evita-se ter de quebrar depois para embutí-las. Acima imagem da laje da edícula concretada, e abaixo imagem da concretagem do bloco da garagem/oficina.

Imagens dos dois blocos concretados, já com início do chapisco.

Na próxima etapa, os pilares da área de lazer e as empenas acima das lajes como preparação para as coberturas.
Para ver a obra pronta, acesse este link para o Portifolio

Próximo post, 08 aqui.

 


Escrito por
More from Fabio Lanfer

O Projeto de Arquitetura

O projeto arquitetônico é basicamente um conjunto de desenhos e especificações que...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *