01 – Preparo do Terreno; levantamentos, terraplanagem e demolições


Esta é a primeira de uma série de 17 postagens que tratarão sobre uma obra do começo ao fim de residência no Litoral Norte.
O preparo do terreno (e a colocação da placa) é o pontapé inicial para o começo da obra. Ao acompanhar esta série é possível ver o antes e depois, e acredito que as postagens possam ajudar quem tem dúvidas sobre como executar certas etapas.
Se tiver curiosidade, veja a obra pronta aqui.

Levantamantos:

Isto é feito antes do projeto, mas muitas vezes apenas no preparo do terreno são tiradas as medidas finais, livres de obstáculos ou interferências.
O projeto se desenvolve com base no que é encontrado no local. Não somente as medidas, mas orientação do sol, volume edificado/altura dos vizinhos, melhores vistas para a paisagem, acessos, vegetação de porte existente e toda e qualquer outra interferência encontrada. Chame um arquiteto para um projeto de qualidade para a sua edificação! 

Se o projeto foi feito com base em medidas em planta (cadastral, prefeitura, ou levantamento planialtimérico/topográfico) deve-se conferir tudo antes do início.  A chance de um erro de medida prejudicar sua obra sempre existe.

Terraplanagem:

Movimentação de terra do terreno de forma a ficar plano e no nível desejado para o início da obra. Se esta movimentação for de até 50 centímetros para cima (aterro), ou para baixo (escavação) não é necessário uma autorização específica do órgão de aprovação.

Demolições:

Muitas vezes para iniciar uma nova construção queremos (ou temos que) tirar algumas coisas que existiam antes.
No caso aqui demolimos a área da antiga ducha para integrar a futura área de lazer. Com isso os níveis dos terrenos foram conferidos e pôde-se garantir o alinhamento pretendido.

Dúvidas? Escreva nos comentários!

 


Escrito por
More from Fabio Lanfer

13 – Reboco, pontos de elétrica, quadro de luz, portas e janelas

Esta é a 13º postagem da série: Acompanhamento de Obra – Residência...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *